O que o seu consumidor pensa quando lembra da sua marca? É isso que chamamos de Posicionamento de Marca, que pode ser negativo, onde o cliente teve experiências ruins com seu negócio, ou positivo, no qual ele só teve satisfação ao ponto de recomendá-lo para os amigos.
Saber posicionar a sua marca é fundamental para quem quer se destacar no mercado competitivo. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, é importante criar uma estratégia eficaz para as diferentes mídias (tanto online como tradicional), levando sempre como prioridade o seu público-alvo. Onde ele se encontra? O que ele espera da sua marca?
Você não precisa estar em todas as plataformas, somente naquelas em que o seu público também está.
Meio Tradicional x Meio Digital
Com a facilidade da presença e participação nas redes sociais, um erro bastante comum que algumas empresas e empreendedores acabam por cometer é a criação de perfis da marca em todas as mídias digitais possíveis. Antes de investir nas redes sociais é importante sempre avaliar onde os seus clientes se encontram de fato.
A partir do momento que você estabelece presença em alguma rede social, é importante manter uma produção de conteúdo de qualidade. Seus clientes não acompanharão a sua empresa se você não produzir conteúdo relevante e interessante com frequência. É preferível que você mantenha seu foco em poucas mídias, mas que esteja atuando da melhor forma em cada uma delas.
Veículos tradicionais, como jornais e revistas, são importantes para quem deseja consolidar o seu nome ou a sua marca no mercado, por serem canais que passam maior credibilidade. Porém, se o seu público for mais jovem, não têm por que a sua marca estar no jornal O Globo, por exemplo. Vale mais a pena investir no posicionamento em meios digitais. O oposto também é verdade, se o seu público tiver menor afinidade com o digital, não adianta estar presente no Instagram.
Hoje sabemos que o público mais jovem está diariamente no Facebook e no Instagram. Conhecer esse tipo de dados, ajuda a empresa a pensar nas estratégias para se comunicar com o seu consumidor, fazendo com que o investimento traga resultados.
Por que se posicionar nas redes sociais?
Além do baixo custo, se posicionar em meios digitais é muito mais fácil e rápido, e estar presente nas redes sociais também pode trazer outras vantagens, como aproximação com o seu público. As pessoas querem saber o que as marcas pensam sobre os temas que estão em discussão na nossa sociedade atualmente, elas desejam identificar seus ideais naquele produto ou serviço que consomem.
O ideal é investir em um profissional ou agência especializada em comunicação e marketing. Marcas e empresas que investem em assessoria de imprensa, marketing digital e em marketing de conteúdo se tornam autoridades em seu segmento e saem na frente no mercado!
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