• Foto do escritorLUACOM

Assessoria de imprensa, você sabe o que é e para quê serve?

Por Raphael Barbosa

Uma mesa de jornalista, com jornal impresso, editor de texto aberto na tela de um PC, máquina fotográfica, blocos de anotação e mãos digitando.

Em algum momento da vida você já ouviu o termo “assessoria”. Geralmente usado para se referir aos assessores de um político ou atleta famoso. Mas você sabe exatamente o que é a Assessoria de Imprensa e qual o seu papel? Vamos lhe explicar e também mostrar a importância que ela pode ter para o seu negócio.

Basicamente a Assessoria de Imprensa pode ser um setor dentro de uma empresa ou um serviço terceirizado feito por uma agência. Em ambos os casos se trata de uma equipe composta por jornalistas formados cuja função é cuidar da imagem do seu cliente e divulgar os pontos positivos daquela instituição, ou pessoa pública, nos veículos de comunicação.

Como funciona?

Geralmente o trabalho de divulgação é feito através dos chamados “releases”, matérias jornalísticas que notificam sobre um novo produto, projeto e etc. do cliente (seja marca ou artista). Estes releases são enviados para jornais, revistas, sites, programas de televisão e afins onde podem, ou não, virar pauta. Depende do interesse do veículo naquele material.

É um trabalho árduo e requer um excelente relacionamento dos jornalistas responsáveis com os veículos que serão contactados. Por isso é muito mais fácil para uma agência já estabelecida conseguir fazer esses contatos do que para um profissional autônomo.

A agência possui um mailing, isto é, uma lista de contatos de todos os tipos de veículos de comunicação nos mais variados segmentos. Ao enviar os releases e outros materiais somente os veículos relevantes para a marca do cliente são contactados. É isso que fazemos aqui na Luacom, por exemplo.

Também é indispensável para a assessoria cuidar da reputação do seu cliente. Este é um ponto muito importante, pois a imagem de uma empresa, ou personalidade, perante o público pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Uma plateia de um show de rock, com ícones das redes sociais, likes e curtidas flutuando acima deles. Representa o público do negócio engajando de forma positiva nas redes sociais.

Por isso a assessoria, além de cuidar da divulgação em veículos da mídia, também é responsável pela revisão de postagens para a internet, declarações que serão dadas em entrevistas, peças publicitárias, entre outros, podendo até mesmo atuar na gestão de crises.

A assessoria revisa cada material, cada peça e cada declaração pública do seu cliente a fim de garantir que tudo esteja alinhado com a imagem que a marca ou personalidade deseja transmitir ao público.

Apesar de não trazer retorno a curto prazo, ela anda lado a lado com a publicidade. Nada vai para o site da marca, assim como suas redes sociais ou veículos da mídia, sem antes passar pela aprovação da assessoria.

E no caso de algum mal entendido relacionado à sua empresa, produto ou imagem, a assessoria também entra em ação para lhe ajudar a dar as melhores respostas, de forma a apaziguar os ânimos e esclarecer todo o ocorrido para a mídia, assim como aos fãs ou consumidores.

Quais benefícios pode trazer ao seu negócio?

Ao aparecer em um jornal, revista ou outro tipo de mídia, o seu negócio ganha credibilidade e se torna autoridade naquele segmento. O reconhecimento não vem do dia pra noite, mas a constante presença nas mídias contribuem para o fortalecimento da sua marca.

Naturalmente, ter uma boa imagem garante uma presença de mercado mais forte e desperta a empatia das pessoas. É indispensável para qualquer marca ou personalidade séria que sua imagem seja bem cuidada perante o público, a fim de reafirmar o seu comprometimento com um serviço de qualidade e respeito ao consumidor ou fã.

A assessoria é um investimento a longo prazo, mas possui um papel de extrema importância para a manutenção da imagem de uma empresa ou figura pública, portanto é indispensável a médios e grandes negócios, artistas, políticos e demais personalidades.

Se você quer aparecer na mídia e garantir que o público vai sempre te ver da forma que você deseja, procure um serviço de assessoria de imprensa para garantir o sucesso da sua marca ou imagem pessoal.

Como não poderia deixar de ser, aqui na Luacom nós oferecemos uma Assessoria de primeira, com um mailing variado dos mais diversos tipos de segmentos.

Venha conversar conosco pelo direct do Instagram ou pelo WhatsApp e faremos um orçamento na medida certa para as suas necessidades.