top of page
  • Foto do escritorLUACOM

#Hashtags: você sabe como usar?

Todo mundo já viu uma hashtag na vida. Elas estão por toda a internet, até mesmo onde não deveriam estar, decorando postagens inteiras, com tags inventadas da própria cabeça. #quemnuncané?


Para que servem?


A principal função das hashtags é categorizar. Seja um tweet, um post no facebook, no instagram, num blog ou num site, as tags servem para organizar as postagens por temáticas. Ao pesquisar por uma hashtag em uma rede social o resultado será todas as postagens que contém aquela hashtag.


Dessa forma fica muito mais fácil encontrar postagens que são de interesse de cada nicho. Por exemplo: se eu gosto muito de gastronomia, basta pesquisar pela hashtag “#comida” ou palavras-chave relacionadas ao tema, que a rede social irá exibir uma lista com as principais postagens relacionadas ao tema.

Close na mão de pessoa usando Instagram

Isso também significa que, se você utiliza as hashtags corretas, as suas postagens serão facilmente encontradas pelo público que você deseja alcançar.


As hashtags também ajudam as redes sociais a entenderem o que o usuário mais gosta e recomendar a ele conteúdos relacionados. Esta é outra ferramenta que pode ser usada a seu favor, bastando utilizar as tags corretas que as redes sociais vão fazer o trabalho por você e levar seu conteúdo a possíveis clientes, que já têm interesse naquilo que você oferece.


E como eu uso?


Existem milhares de hashtags sobre os mais variados assuntos, muitas delas são apenas variações de um mesmo tema como #cachorro, #cachorros, #euamocachorro, #ilovepets #petlovers e por aí vai.


Por isso, não tem mistério para o uso de hashtags nas suas postagens, porém há algumas recomendações para que o seu conteúdo não seja visto como spam pelos mecanismos das redes sociais e suas postagens não alcancem às pessoas certas.


Saiba quantas usar de acordo com sua rede social


No Twitter, devido ao limite de 140 caracteres por tweet, é difícil utilizar muitas tags, o ideal é focar mais em palavras-chaves bem específicas ou nas hashtags que estejam sendo mais utilizadas no momento, que são exibidas pela rede social nos “trending topics”.


Enquanto isso, no Facebook, pesquisas mostram que posts sem nenhuma hashtag têm uma performance 23% melhor do que os posts que levam alguma, indo bem na contramão do resto das mídias sociais.


Já no Instagram, quanto mais hashtags melhor. O limite de tags por postagem é de no máximo 30. Nossa recomendação é que você utilize pelo menos 20, pois amplia consideravelmente o alcance do seu conteúdo, dando ainda mais visibilidade ao seu perfil.

Simbolo de Hashtag e logo do Instagram

Vale a pena testar! Estude sobre o empenho do seu perfil nas rede social, seu público-alvo e descubra a quantidade ideal de tags para suas postagens.


Não utilize hashtags que não tenham relação com seu conteúdo ou marca


Por mais que as hashtags sejam uma ótima ferramenta de categorização, não adianta sair colocando qualquer uma somente para atrair públicos diferentes. Afinal, quantidade não é o mesmo que qualidade.


Hashtags que defendem causas nobres, sejam elas ambientalistas ou sociais, tendem a funcionar muito bem. Como já falado aqui no nosso blog, é importante que a sua marca se posicione sobre assuntos atuais para atrair mais usuários e para que o público se identifique ainda mais com a sua marca.

Manifestação com pessoas negras segurando uma faixa escrito #black lives matter (vidas negras importam)

As Hashtags são uma ferramenta bem simples, mas com pequenos detalhes que podem fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso no alcance de uma postagem.


Quer saber mais sobre essa e outras estratégias para fazer o seu perfil alavancar nos meios digitais? Acompanhe nossos próximos posts aqui no blog da Luacom!


Entre em contato com a gente pelo Instagram ou mande uma mensagem pelo WhatsApp.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page