top of page
  • Foto do escritorLUACOM

Engajamento, interação e um bom atendimento ao cliente: as chaves para uma fidelidade duradoura

Por Raphael Barbosa

Arte mostrando uma atendente de telemarketing cercada por ícone representando likes em redes sociais, telefonemas e e-mails.

Estamos vivendo uma época como nenhuma outra. Empresas estão cada vez mais próximas do seu público graças às redes sociais. É a magia do engajamento e da interação. Uma postagem amigável planta as sementes de uma fidelidade duradoura na relação com o cliente. Uma postagem descontraída é compartilhada e aumenta a visibilidade do seu negócio.


Essa é a tendência do marketing em todas as áreas para os próximos anos, a humanização na forma de se relacionar com as pessoas. Chega do simples anúncio frio e direto em uma página de revista. Hoje o seu cliente tem maior consciência do seu valor enquanto indivíduo e quer ser reconhecido como tal.


Por isso é tão importante ter um ótimo relacionamento com o seu público, e isso não se limita a ser carismático nas redes sociais. É preciso que todo o seu negócio reflita esse posicionamento. Todo contato com a sua empresa, seja por telefone, e-mail e etc., deve ser cordial e eficiente. As dúvidas devem ser sanadas e as soluções devem ser ágeis.


Além disso, seja qual for o produto ou serviço que o seu negócio oferece, é extremamente importante que o atendimento seja de qualidade. Confira a seguir as vantagens de sempre fazer o seu melhor para servir o cliente.


Fidelização do público


Um cliente satisfeito é um cliente que retorna. Ele sempre voltará a fazer negócio se a sua empresa demonstrou se preocupar em atender as necessidades e resolver os seus problemas. Cerca de 60% do crescimento de uma empresa está relacionado à satisfação do cliente. Por isso é tão importante ser cordial e prestativo, não apenas no momento da venda, mas também antes e após.

Um casal de idosos sorridentes fecham negócio com um homem. O senhor aperta a mão deste homem.

Maior confiança e credibilidade para a sua empresa


Dizem que “a propaganda é a alma do negócio” e também que “o melhor marketing é o boca a boca”. Ambas são verdades e reafirmam a importância de dar o melhor atendimento possível ao seu público, independente da etapa de compra em que ele se encontra.


Um cliente satisfeito fará questão de compartilhar sua experiência com os outros e, da mesma forma, uma pessoa insatisfeita irá divulgar uma visão negativa do seu negócio. Por isso, invista sempre em superar as expectativas!

Cinco estrelas enfileiradas e um dedo aponta para a última, fazendo referência ao ator de dar uma nota "cinco estrelas" para a empresa em sites de avaliação.

Aumento do Ticket Médio e do Valor de Tempo de Vida do Cliente


Esses termos estranhos são indicadores utilizados para demonstrar como anda a relação de um cliente com a empresa. O Ticket Médio mostra o valor de uma compra feita pelo seu consumidor. Normalmente os fidelizados gastam mais no seu negócio, aumentando o Ticket Médio total. E já vimos anteriormente que um cliente satisfeito tem maiores chances de se fidelizar.


Já o Valor de Tempo de Vida do Cliente indica o total de receita obtida de um mesmo consumidor ao longo do relacionamento. É importante para ter noção da eficácia das suas estratégias de atendimento e saber se o investimento está dando retorno. Do contrário, será necessário rever o que está sendo feito para melhor atender o seu público.

Arte gráfica mostrando uma consumidora, um notebook e diversas referências de compras on line como cifrões, cartões de crédito e bolsas. Na tela do notebook vê-se um gráfico positivo, indicando sucesso de vendas a longo prazo.

Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)


Mais um indicador importante. Este mede o quanto você investe para atrair clientes novos. Com uma boa base de fidelizados você pode diminuir um pouco esse investimento, desde que mantenha o bom atendimento de uma forma geral, garantindo a presença destes compradores regulares.


Uma das formas de reduzir o CAC sem perder presença nas redes sociais é investir no Marketing de Conteúdo. É mais barato do que investir em anúncios e atinge exatamente o tipo de público que você deseja para o seu negócio.


Um conteúdo de qualidade reflete em mais engajamento e interação. É facilmente compartilhado pelos seguidores das suas redes sociais ou leitores do seu blog, gerando assim o que chamamos de tráfego orgânico. Isso atrai mais clientes a longo prazo por um investimento bem menor.

Arte gráfica mostra uma mão depositando uma nota de dólar em uma abertura na tela de um tablet, como se fosse um cofre. Representa a economia com o investimento no digital.

Quer saber mais sobre como implementar o Marketing de Conteúdo no seu negócio e estabelecer uma fidelidade duradoura com os seus clientes?


Entre em contato com a Luacom pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp e conheça nosso trabalho!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page