top of page

Dia da Amazônia - Confira como levar práticas mais sustentáveis ao seu negócio

Por Raphael Barbosa

Foto panorâmica da Amazônia, mostra uma vista aérea da floresta com um rio no centro e o horizonte ao fundo.

Hoje, 05 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia em todo território nacional. A data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas da importância deste patrimônio natural. Com uma área de cerca de 5,5 milhões de km², a floresta ocupa oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.


A Floresta Amazônica também está presente nos territórios do Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. Isso faz dela a maior reserva natural do mundo e é extremamente importante para a manutenção do clima no nosso planeta.


A umidade produzida na Amazônia viaja pelo ar e é responsável pelo alto volume de chuvas do nosso país e em outras regiões do continente sul-americano. Sem a floresta, por exemplo, nós poderíamos passar por uma crise hídrica no Brasil.

Por esse e tantos outros fatores, como preservação de espécies e recursos, a preservação da Amazônia é extremamente importante. Infelizmente, justamente no dia da sua comemoração, a floresta está passando por uma das maiores crises da sua história. Queimadas na região já duram há semanas e batem recordes em relação aos anos anteriores.


Com todos os olhares para a Amazônia em meio a esta tragédia, aproveitamos para trazer dicas para ser mais sustentável no seu negócio, ou mesmo no seu dia-a-dia, para reduzir o impacto ambiental, mas sem precisar abrir mão de produtividade e eficiência.


Reduzir o consumo de papel é ótimo, mas dá pra fazer mais


Quando pensamos em empresas, principalmente em escritórios, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça em relação à sustentabilidade é a grande quantidade de papel que se gasta com documentos, anotações, etc. Obviamente o uso de papel reciclado é uma solução bem sustentável e muito aplicada em negócios conscientes por todo o mundo, mas dá para ir além.


Recomendamos o uso de fontes ecológicas, um movimento que está surgindo aos poucos pelo mundo. Elas economizam bastante tinta ao adicionar pequenos buraquinhos nas letras sem prejudicar a legibilidade. É um baixo impacto ambiental aliado a um menor gasto com cartuchos de impressora. Bom para todo mundo, né?


No site da UNIFESP é possível baixar uma versão ecológica da Vera Sans gratuitamente, assim como verificar alguns dados sobre a economia observada.

Imagem demonstrando a fonte ecológica em cinco tamanhos diferentes. Nos menores os buraquinhos são praticamente imperceptíveis.

Ainda há muitas outras atitudes que ajudam, não só na redução do impacto ambiental, mas também na economia dos gastos da empresa ou mesmo do seu lar. Apagar as luzes de cômodos e salas que não tenham ninguém usando é de extrema ajuda.


Eduque seus funcionários (ou outros moradores da casa) a sempre desligarem por completo os eletrônicos e não deixarem nenhuma lâmpada acesa, exceto quando extremamente necessário.


Reciclagem também ajuda muito à causa da preservação ambiental. Invista em lixeiras coloridas para coletar diferentes tipos de materiais, conscientize seus funcionários (ou familiares) e não deixe de levá-los aos centros de reciclagem adequados.


Dá um pouco mais de trabalho e pode exigir um certo investimento, mas é facilmente convertido em política positiva para a sua empresa, afinal, cuidar do planeta é um ato de humanidade.

Símbolo da reciclagem com o planeta Terra ao centro

Invista no digital


O futuro é virtual e todo profissional atento às mudanças de mercado sabe muito bem disso. Voltando um pouco à redução do consumo de papel, o Marketing Digital por si só já é muito sustentável, além de econômico, pois torna desnecessários investimentos em panfletos, outdoors e outras divulgações do tipo.


Entretanto, existem diversas soluções digitais que você pode estar aplicando para reduzir o consumo de papel em outras áreas além do marketing. Vamos conferir algumas:

  • Agendas e calendários podem ser substituídos por suas versões virtuais com serviços como Trello, Monday.com e o Google Agenda. Por serem online, você jamais ficará sem suas anotações e pode acessá-las de qualquer aparelho com seu login e senha. Ideal para imprevistos e para nunca perder o controle das suas tarefas.

  • Os clássicos cartões de visita de papel agora dão lugar a cartões virtuais em PDF, ideais para serem enviados por e-mail ou aplicativos de conversa. Além de práticos, eles também podem ser interativos, permitindo que seu cliente entre em contato com apenas um toque ou clique na tela.

  • Contratos virtuais já são uma realidade. Ao utilizar serviços confiáveis de assinatura digital é possível fechar um negócio com valor jurídico real sem gastar uma folha de papel e nenhum pingo de tinta. Além de acelerar todo o processo, também torna muito mais fácil e econômico para fechar acordos à longa distância.

Sabemos que são muitas informações de uma vez só, mas não precisa se assustar. Faça o que estiver ao seu alcance. Dê um passo de cada vez: você pode começar trocando para papel reciclado e economizando mais energia. Já faz uma grande diferença.

Várias mãos, de todos os tipos de pele, erguendo juntas um globo terrestre.

O que importa é ajudar, pois a preservação do meio ambiente é um esforço coletivo e responsabilidade de todos, para que nós e as futuras gerações possamos usufruir de tudo que a natureza tem a nos oferecer, mas sem exageros.


Vale lembrar que sustentabilidade não é cessar a utilização dos recursos naturais, é apenas passar a usá-los de forma consciente e responsável, para que possam se renovar em um ritmo maior do que nós os consumimos.


Para saber mais sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, visite os sites de organizações como a WWF Brasil e o Greenpeace Brasil.


Na página das Nações Unidas é possível conferir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 medidas definidas em 2015 para que governos, empresas e sociedade possam seguir rumo a um futuro de maior sustentabilidade.


E para ter uma maior noção do que está acontecendo na Amazônia nesse momento, recomendamos este vídeo que explica sobre a situação de forma bem rapidinha, simples e isenta de inclinações políticas:


Um feliz dia da Amazônia para todos nós, pois sem ela não seríamos nada.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page